LIVROS



 Considerando a amplitude e o deslumbramento que o universo pedagógico nos proporciona, acredito que a lista que está sendo iniciada agora, nunca terá fim ...∞

....conto com a sua ajuda para "alimentar" essa página.

Junt@s somos mais fortes!💕

Vou iniciar com apenas 3 subtítulos, depois, conforme vocês forem me ajudando, vou redesenhando essa página. 

O 1º subtítulo “Livros para formação”: listaremos os livros que nos ajudam em nossa capacitação profissional.

O 2º subtítulo “Alfabetização”: listaremos os livros que nos ajudam em nossa capacitação profissional.

O 3º subtítulo “Livros para prática pedagógica”: listaremos os livros que nos auxiliam em nossa prática diária.

*Legendinha: 

"💖" haverá esse emoji quando o livro for específico do universo da Pedagogia Especializada.

Vale ressaltar que, todos os livros aqui recomendados nos capacitam profissionalmente, independente das nossas atuações, as subdivisões e marcações que constam nessa página, são apenas para organizar os materiais listados.


  1º subtítulo:  Livros para formação    


Iniciarei com apenas 2 autores, por acreditar ser impossível exercer a pedagogia sem conhecê-los, são eles:

Paulo Freire, que em 2012, por meio da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, foi declarado Patrono da Educação Brasileira.

Os dados abaixo, sobre Paulo Freire, foram copiados do site do Instituto Paulo Freire. Te convido a explorar o site, nele você encontrará um vasto material de riquíssimo valor para você, apaixonado por pedagogia, educação e educação inclusiva.


👉Acesse:  https://www.paulofreire.org/paulo-freire-patrono-da-educacao-brasileira

A vida e a obra de Paulo Freire foram marcadas por sua clara opção a favor dos oprimidos. Nascido em uma região pobre do país - Recife, Pernambuco, em 1921 - ele pôde, desde cedo, observar as dificuldades de sobrevivência das classes desfavorecidas. Talvez daí tenha vindo a sua indignação contra as injustiças e seu grande desejo: a transformação da sociedade que, segundo ele, devia ser menos autoritária, discriminatória e desigual.

A sua prática na educação, ou sua práxis educativa, como ele preferia chamar, foi sempre coerente com o seu sonho de democracia, desde os tempos de professor de escola, até aqueles em que passou a criador de ideias e "métodos", os quais assistiu serem reconhecidos e divulgados pelo mundo.

Nesta trajetória, marcada por uma postura político-ideológica que vislumbra sempre a superação das relações de opressão, se destacam a coragem e a luta – sua verdadeira ideia de felicidade. Seja nas salas da Universidade do Recife, onde ensaiou os primeiros passos de sua filosofia educacional ou nas primeiras experiências de alfabetização/ conscientização de adultos – como a de Angicos, Rio Grande do Norte (1963) - Freire ficou conhecido como educador voltado para as questões do povo.Nesta trajetória, marcada por uma postura político-ideológica que vislumbra sempre a superação das relações de opressão, se destacam a coragem e a luta – sua verdadeira ideia de felicidade. Seja nas salas da Universidade do Recife, onde ensaiou os primeiros passos de sua filosofia educacional ou nas primeiras experiências de alfabetização/ conscientização de adultos – como a de Angicos, Rio Grande do Norte (1963) - Freire ficou conhecido como educador voltado para as questões do povo.

Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação. Em abril de 1997, lançou seu último livro, "Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa", e em maio do mesmo ano, vítima de um infarto do miocárdio, Paulo Freire acabou falecendo.

Alguns livros que ele publicou:

• Educação como prática da liberdade (1967)

• Pedagogia do Oprimido (1968)

• Extensão ou Comunicação? (1969)

• Ação cultural para a liberdade e outros escritos (1975)

• Educação e mudança (1976)

• Cartas à Guiné- Bissau. Registro de uma experiência em processo (1977)

• Conscientização: Teoria e prática da libertação (1980)

• A importância do ato de ler, em três artigos que se completam (1982)

• A educação na cidade (1991)

• Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido (1992)

• Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (1982)

• Cartas à Cristina (1994)

• À sombra desta mangueira (1995)

• Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (1997)

• Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos (2000) – obra publicada após o falecimento de Paulo Freire.


Todos esses livros estão disponíveis para serem baixados no link abaixo:

👉Acesse: https://cpers.com.br/paulo-freire-17-livros-para-baixar-em-pdf/

Da lista citada acima, eu destacarei dois livros, mas aconselho que dedique-se a esse legado.


LIVRO: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Autor: Paulo Freire

Sinopse (da Editora Paz e Vida)

Pedagogia do oprimido, escrito entre 1964 e 1968, quando Paulo Freire estava exilado no Chile, foi proibido pela ditadura civil-militar do Brasil, onde permaneceu inédito até 1974. Ancorado em situações concretas, este livro desvela as relações que sustentam uma ordem injusta, responsável pela violência dos opressores e pelo medo da liberdade que os oprimidos sentem. É um livro radical, sobre o conhecer solidário, a vocação ontológica, o amor, o diálogo, a esperança e a humildade. Aborda a luta pela desalienação, pelo trabalho livre, pela afirmação dos seres humanos como pessoas, e não coisas. É destinado aos revolucionários, que se comprometem com os oprimidos, para, com eles e ao lado deles, lutar para construir um mundo em que seja mais fácil amar.

Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática.

Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.

“O opressor só se solidariza com os oprimidos quando o seu gesto deixa de ser um gesto piegas e sentimental, de caráter individual, e passa a ser um ato de amor àqueles. Quando, para ele, os oprimidos deixam de ser uma designação abstrata e passam a ser os homens concretos, injustiçados e roubados. Roubados na sua palavra, por isto no seu trabalho comprado, que significa a sua pessoa vendida. Só na plenitude deste ato de amar, na sua existenciação, na sua práxis, se constitui a solidariedade verdadeira. Dizer que os homens são pessoas e, como pessoas, são livres, e nada concretamente fazer para que esta afirmação se objetive, é uma farsa.”

 

LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONIMIA

Autor: Paulo Freire

Sinopse (da Editora Paz e Vida)

A obra de Paulo Freire em novo projeto gráfico.

Pedagogia da autonomia reafirma o profundo compromisso ético de Paulo Freire na defesa da existência digna. Neste seu último livro publicado em vida, em 1996, o educador aprofunda sua teoria-ética de uma vida voltada para a liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos, contra a lógica do capital. A partir do amor revolucionário e do rigor crítico, reflete sobre o que o ato de ensinar exige de educadores e educandos.

“Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou ou serei decente, que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros, que não mentirei escondendo o seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu ‘destino’ não é um dado, mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me eximir. Gosto de ser gente porque a história em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades, e não de determinismo. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade.”

LIVRO: Conversas com quem gosta de ensinar

(Editora Ars Poetica, 1995 - citação da capa do Blog)

Autor: Rubem Alves

SINOPSE (do site da Papirus Editora)
Esse é um livro já consagrado do escritor Rubem Alves que reúne crônicas sobre educação, relançado em abril/2000 pela Papirus com novo projeto gráfico. "Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso não seja nem necessário, nem possível... É necessário acordá-lo. E aí aprenderemos que educadores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros. Porque, talvez, nem tropeiros, nem caixeiros tenham desaparecido, mas permaneçam como memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que o ontem. Basta que os chamemos do seu sono, por um ato de amor e coragem. E talvez, acordados, repetirão o milagre da instauração de novos mundos."


💖LIVRO: A máscara e o rosto da instituição especializadamarcas que o passado abriga e o presente esconde

Autora: Maria Eloísa Famá D'Antino
Editora: Memnon, 1998

SINOPSE 
Esta obra é fruto da vivência profissional da autora em instituições educacionais de caráter assistencial-filantrópico voltadas para o educando com deficiência mental e/ou múltipla, e busca compreender as relações entre pais-dirigentes/clientes e técnicos agentes e suas consequências no fazer técnico-pedagógico educacional. As imagens de Máscara e Rosto se apresentam como reflexos das marcas das dimensões histórica, econômica e técnico-pedagógica das associações, presentes no sentir, pensar e fazer dos atores institucionais, sugerindo que um dos caminhos possíveis para o enfrentamento das dificuldades relacionais seja aquele remetido aos próprios atores institucionais que, explicitando os seus conflitos, ambiguidades e contradições, poderão superar tais dificuldades e encontrar suas trilhas para a plena efetivação dos objetivos a que essas associações se propõem.


💖LIVRO: Transtornos do Espectro do Autismo

Autor: José Salomão Schwartzman e Ceres Alves de Araújo (organizadores)

SINOPSE (do site da Editora Memnon)

Esta obra foi desenvolvida para disponibilizar o conhecimento de várias vertentes dos TEA, representando um conjunto de informações recentes fundamentadas em evidências científicas e em práticas clínicas responsáveis, e trazidas por pessoas que sabidamente têm se dedicado ao estudo dos TEA de forma bastante intensa. Estão reunidos neste livro os temas mais relevantes, a partir dos quais toda e qualquer pessoa interessada nos TEA poderá ter uma visão bastante abrangente dessas condições que tanto intrigam profissionais, educadores, pais e familiares, e a sociedade em geral.


💖LIVRO: Contribuições para inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde (2012)

Editores: Maria Eloisa Famá D’Antino, Décio Brunoni, José Salomão Schwartzman. 
Editora: Memnon, 2015.  


* Capítulo 4: Política municipal de educação especial na perspectiva de educação inclusiva: um estudo sobre alunos com síndrome de Down - Autoras:  Andrea Aparecida Vital, Ani Martins da Silva, Maria Eloísa Famá D’Antino



💖LIVRO: Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde em alunos com Transtornos do Espectro do Autismo no município de Barueri, SP

Editores: Maria Eloisa Famá D’Antino, Décio Brunoni, José Salomão Schwartzman. 
Editora: Memnon, 2015.  

* Capítulo 6: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e os Transtornos do Espectro do Autismo - Autoras: Camila Miccas, Andrea Aparecida Vital, Vivian Lederman, Maria Eloísa Famá D’Antino


💖LIVRO: A História Da Minha Vida

Autoras: Helen KellerMyriam Campello
Editora: JOSE OLYMPIO, 2008

SINOPSE

A história da minha vida traz ao público brasileiro o impressionante relato autobiográfico de Helen Keller (1880-1968), americana que, tendo ficado cega e surda aos 18 meses de idade, em fins do século XIX, conseguiu aprender a ler, escrever e falar, dominar línguas, graduar-se em filosofia e tornar-se escritora reconhecida. Com a chegada da professora Anne Sullivan à sua casa, quando Helen Keller tinha pouco menos de sete anos, seu mundo transformou-se: aprendeu a manifestar – através das palavras, até então desconhecidas – seus desejos, seus sentimentos, entendeu regras, aprendeu a criar. Uma imensa felicidade, que a tirou do mundo da escuridão em que vivia.


💖LIVRO: Coleção "A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar. Educação Especial". (MEC)

Fascículos 01 a 10 - Ministério da Educação

👉Acesse: (disponível)  http://portal.mec.gov.br/par/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17009-educacao-especial> Acesso em 14 março de 2021.


LIVRO: Seis Estudos de Psicologia

Autor: Jean Piaget
Editora: Forense Universitária

SINOPSE

As pesquisas psicológicas de Jean Piaget visam não somente conhecer a própria criança e aperfeiçoar os métodos pedagógicos e educativos, mas também compreender o homem.Este livro, composto de artigos e conferências do mestre genebrino, propõe-se a ser uma introdução à obra de Piaget. Na primeira parte apresenta a síntese das descobertas de Piaget no campo da Psicologia da criança, demonstrando como se verifica o seu desenvolvimento mental. Na segunda parte são abordados problemas centrais do pensamento, da linguagem e da afetividade na criança, através de numerosos exemplos e estudos de casos.Trata-se de obra indispensável para professores, psicólogos, pedagogos e demais profissionais da área de educação.


LIVRO: Piaget, Vigotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão

Autor: Yves de La TailleMarta Kohl de Oliveira, Heloysa Dantas
Editora: Summus Editorial

SINOPSE

Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta obra, consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores. Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação. Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição. Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência – concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva. Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia.



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2º subtítulo: ALFABETIZAÇÃO 🌳

Magda Soares, não podemos falar de alfabetização sem conhecer a obra dessa Professora.

Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem, autora de mais de 40 obras sobre educação. Entre elas, destaco “Alfabetização: a questão dos métodos”, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de Educação e Pedagogia e também de não-ficção em 2017.

Livro que publicou:

Comunicação em Língua Portuguesa (1975);

Técnica de Redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento (1978);

Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia (1982);

Alfabetização no Brasil: O Estado do Conhecimento (1989);

Português através de textos (1990);

Metamemória, memórias: travessia de uma educadora (1991);

Avaliação de letramento e suas implicações para medição estatística (1992);

Letramento: um tema em três gênero (1998);

Alfabetização (2001);

Português: uma proposta para o letramento (2002);

Alfabetização e letramento (2003) - nova edição (2017);

Alfabetização: a questão dos métodos (2017);

Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever (2020);

Da lista citada acima, eu destacarei quatro livros, mas aconselho que dedique-se a esse material.


🌳LIVRO: Letramento: um tema em três gêneros

Autora: Magda Soares

SINOPSE (do site da editora Martins Fontes Paulista)

O leitor pretendido para este livro é aquele que se interessa por letramento e alfabetização, por habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e também por uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura. A autora enfoca o tema - letramento - em três textos distintos, produzidos sob diferentes condições e circunstâncias, para três tipos diferentes de leitores.

 

🌳LIVRO: Alfabetização e letramento

Autora: Magda Soares

SINOPSE (do site da editora Martins Fontes Paulista)

O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo – e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental – insistem em nos revelar números tão incômodos? Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos, aos materiais didáticos, à escola e à própria sociedade em relação a isso? Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, nos propõe algumas possibilidades de resposta para tais perguntas e nos impõe novas provocações. O livro é dividido em três partes. Nas duas primeiras, a autora trata, respectivamente, das concepções e práticas que envolvem os temas da alfabetização e letramento na escola, enquanto a terceira funciona como um espaço de união entre teoria e ação, a partir de uma perspectiva político-social.

 

🌳LIVRO: Alfabetização: a questão dos métodos

Autora: Magda Soares

SINOPSE (do site da editora Martins Fontes Paulista)

Muita tinta já se gastou para discutir a alfabetização. Não resolver questões como quando e de que forma alfabetizar implica abrir mão de um ensino de qualidade, condição fundamental para uma sociedade verdadeiramente democrática. A persistência do problema e as controvérsias em torno dos métodos de alfabetização demandam uma reflexão profunda sobre o tema. E é isso que realiza Magda Soares nesta obra imperdível. Além de décadas de pesquisa, Magda faz questão de se manter próxima à realidade das salas de aula – discute o histórico do problema e apresenta os principais métodos utilizados. Mais do que isso, mostra que o método é caminhar em direção à criança alfabetizada. Nesse sentido, alfabetizadores precisam conhecer os caminhos da criança para orientar seus próprios passos e os passos da criança. Só assim é possível alfabetizar com método.


🌳LIVRO:

Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever

Autora: Magda Soares

SINOPSE (do site da editora Martins Fontes Paulista)

Qualquer criança pode aprender a ler e a escrever? Neste livro, a professora Magda Soares, com décadas de experiência na atuação com professores e alunos da rede pública de ensino, mostra que sim. Ao longo de seis capítulos, a autora expõe, em detalhes, um projeto de alfabetização e letramento bem-sucedido na prática, que contraria todas as estatísticas. Apresenta atividades realizadas e observadas por ela em sala de aula e explica como tudo isso pode ser aplicado por todos os envolvidos em um objetivo comum e fundamental: uma educação verdadeiramente democratizada no nosso país. Livro essencial para educadores, professores, pedagogos e todos os interessados em defender o direito à educação de qualidade.


🌳LIVRO: Psicogênese da língua escrita

Autoras: Emilia FerreiroAna Teberosky
Editora: ARTMED, 1999
SINOPSE 
Nesta obra paradigmática, adotada em todo mundo, as autoras utilizam a psicolinguística contemporânea e a teoria de Piaget para demonstrar como a criança constrói diferentes hipóteses acerca do sistema de escrita, antes de chegar a compreender as hipóteses de base do sistema alfabético, oferecendo um subsídio único para professores, psicopedagogos, linguistas e todos aqueles preocupados com a educação eficaz.


🌳LIVRO: Alfabetização em processo 

Autora: Emilia Ferreiro  - Editora: Cortez

SINOPSE 

Emilia Ferreiro aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. A autora nos mostra que a criança elabora uma séria de hipóteses produzidas por meio da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem.


              

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3º subtítulo: Livros para prática pedagógica 🌷


🌷LIVRO: O pote vazio

Autora: Demi 

SINOPSE (do site da editora Martins Fontes)

Um dia, um Imperador distribuiu sementes de flores às crianças do seu reino para que as cultivassem e lhe trouxessem o resultado de seu trabalho. Ao final de um ano, o menino Ping só conseguiu apresentar um pote vazio. Mas o que parecia um fracasso tornou-se um grande triunfo. Com ilustrações primorosas e um texto de simplicidade comovedora, Demi nos conta uma bela fábula sobre a honestidade recompensada.


🌷LIVRO: 

Aventura Da Escrita: história do desenho que virou letra

Autora: Lia ZatzAvelino Guedes  - MODERNA EDITORA

SINOPSE 

Este livro busca apresentar a história da escrita, dos primeiros desenhos e pinturas das cavernas até os mais variados alfabetos do século XXI. O livro trata também da importância da escrita, da leitura e da competência leitora como instrumento para a interpretação do mundo.

🌷LIVRO: A mulher que matou os peixes

Autora: CLARICE LISPECTOR - Editora Rocco

SINOPSE 

Publicado originalmente em 1968, A mulher que matou os peixes é um livro sobre perdas, animais e sobre uma mãe que não tem medo de falar a verdade. Clarice deixou os peixinhos de seu filho morrerem de fome, admite sua culpa e está pedindo perdão. Seria tudo muito simples se essa não fosse uma história para crianças.
 
Narrando em primeira pessoa, em um tom descontraído, a autora apresenta uma personagem franca e comprometida com o universo infantil. A fim de conquistar o perdão dos filhos e dos leitores, Clarice, a escritora e a protagonista, passa a contar, de maneira muito confessional, histórias de animais de todos os tipos. São bichos que habitam o cotidiano e o imaginário das crianças. Nem todas as histórias são felizes, mas há afeto nas palavras que conversam sobre morte, vida e separação, os temas condutores das histórias.
 
A nova edição traz ilustrações de Mariana Valente, neta de Clarice Lispector. A artista e designer usa a colagem como linguagem para criar imagens que desafiam o olhar infantil. A mistura de referências históricas e de elementos confere ao resultado final estética ousada e contemporânea. Além disso, o projeto gráfico convida o leitor a mergulhar no universo de Clarice quando utiliza uma tipologia que remete à máquina de escrever da autora.
 


COMO FOI DITO LOGO NO INÍCIO, ESSA PÁGINA ESTARÁ EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO. CONTO COM SUAS RECOMENDAÇÕES PARA QUE ELA SE TORNE UM ÓTIMO INSTRUMENTO PARA A NOSSA PRÁTICA E A TODOS QUE SÃO APAIXONADOS POR PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

O que achou desse material? Ele lhe foi útil? Por favor, conte-me.

Muito obrigada 🌻


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CID 11 - jan 2022