Vou iniciar com apenas 3 subtítulos, depois,
conforme vocês forem me ajudando, vou redesenhando essa página.
O 1º subtítulo “Livros para formação”: listaremos os livros que nos ajudam em nossa capacitação
profissional.
O 2º subtítulo “Alfabetização”: listaremos os livros que nos ajudam em nossa capacitação profissional.
O 3º subtítulo “Livros para prática pedagógica”: listaremos os livros que nos auxiliam em nossa prática diária.
*Legendinha:
"💖" haverá esse emoji quando o livro for específico do universo da Pedagogia Especializada.
Vale ressaltar que, todos os livros aqui recomendados nos capacitam profissionalmente, independente das nossas atuações, as subdivisões e marcações que constam nessa página, são apenas para organizar os materiais listados.
1º subtítulo: Livros para formação
Iniciarei com apenas 2 autores, por acreditar
ser impossível exercer a pedagogia sem conhecê-los, são eles:
Paulo
Freire, que em 2012, por meio da Lei 12.612, de 13 de abril de
2012, foi declarado Patrono da Educação Brasileira.
Os dados abaixo, sobre Paulo Freire, foram
copiados do site do Instituto Paulo Freire. Te convido a explorar o site, nele
você encontrará um vasto material de riquíssimo valor para você, apaixonado por
pedagogia, educação e educação inclusiva.
A sua prática na educação, ou sua práxis
educativa, como ele preferia chamar, foi sempre coerente com o seu sonho de
democracia, desde os tempos de professor de escola, até aqueles em que passou a
criador de ideias e "métodos", os quais assistiu serem reconhecidos e
divulgados pelo mundo.
Nesta trajetória, marcada por uma postura
político-ideológica que vislumbra sempre a superação das relações de opressão,
se destacam a coragem e a luta – sua verdadeira ideia de felicidade. Seja nas
salas da Universidade do Recife, onde ensaiou os primeiros passos de sua
filosofia educacional ou nas primeiras experiências de alfabetização/
conscientização de adultos – como a de Angicos, Rio Grande do Norte (1963) - Freire
ficou conhecido como educador voltado para as questões do povo.Nesta
trajetória, marcada por uma postura político-ideológica que vislumbra sempre a
superação das relações de opressão, se destacam a coragem e a luta – sua
verdadeira ideia de felicidade. Seja nas salas da Universidade do Recife, onde
ensaiou os primeiros passos de sua filosofia educacional ou nas primeiras
experiências de alfabetização/ conscientização de adultos – como a de Angicos,
Rio Grande do Norte (1963) - Freire ficou conhecido como educador voltado para
as questões do povo.
Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o
mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação.
Em abril de 1997, lançou seu último livro, "Pedagogia da Autonomia:
Saberes necessários à prática educativa", e em maio do mesmo ano, vítima
de um infarto do miocárdio, Paulo Freire acabou falecendo.
Alguns livros que ele publicou:
• Educação como prática da liberdade (1967)
• Pedagogia do Oprimido (1968)
• Extensão ou Comunicação? (1969)
• Ação cultural para a liberdade e outros
escritos (1975)
• Educação e mudança (1976)
• Cartas à Guiné- Bissau. Registro de uma
experiência em processo (1977)
• Conscientização: Teoria e prática da
libertação (1980)
• A importância do ato de ler, em três artigos
que se completam (1982)
• A educação na cidade (1991)
• Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a
pedagogia do oprimido (1992)
• Professora sim, tia não: cartas a quem ousa
ensinar (1982)
• Cartas à Cristina (1994)
• À sombra desta mangueira (1995)
• Pedagogia da autonomia: saberes necessários à
prática educativa (1997)
• Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e
outros escritos (2000) – obra publicada após o falecimento de Paulo Freire.
Todos
esses livros estão disponíveis para serem baixados no link abaixo:
👉Acesse: https://cpers.com.br/paulo-freire-17-livros-para-baixar-em-pdf/
Da lista citada acima, eu destacarei dois livros, mas aconselho que dedique-se a esse legado.
Pedagogia
do oprimido, escrito entre 1964 e 1968, quando Paulo Freire estava exilado no
Chile, foi proibido pela ditadura civil-militar do Brasil, onde permaneceu
inédito até 1974. Ancorado em situações concretas, este livro desvela as
relações que sustentam uma ordem injusta, responsável pela violência dos
opressores e pelo medo da liberdade que os oprimidos sentem. É um livro
radical, sobre o conhecer solidário, a vocação ontológica, o amor, o diálogo, a
esperança e a humildade. Aborda a luta pela desalienação, pelo trabalho livre,
pela afirmação dos seres humanos como pessoas, e não coisas. É destinado aos
revolucionários, que se comprometem com os oprimidos, para, com eles e ao lado
deles, lutar para construir um mundo em que seja mais fácil amar.
Em
1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores
rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo
Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional
de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto
em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para
proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura
democrática.
Ao
longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor
honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de
inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito
Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing
Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.
“O
opressor só se solidariza com os oprimidos quando o seu gesto deixa de ser um
gesto piegas e sentimental, de caráter individual, e passa a ser um ato de amor
àqueles. Quando, para ele, os oprimidos deixam de ser uma designação abstrata e
passam a ser os homens concretos, injustiçados e roubados. Roubados na sua
palavra, por isto no seu trabalho comprado, que significa a sua pessoa vendida.
Só na plenitude deste ato de amar, na sua existenciação, na sua práxis, se
constitui a solidariedade verdadeira. Dizer que os homens são pessoas e, como
pessoas, são livres, e nada concretamente fazer para que esta afirmação se
objetive, é uma farsa.”
LIVRO: PEDAGOGIA DA
AUTONIMIA
Autor: Paulo Freire
Sinopse
(da Editora Paz e Vida)
A
obra de Paulo Freire em novo projeto gráfico.
Pedagogia
da autonomia reafirma o profundo compromisso ético de Paulo Freire na defesa da
existência digna. Neste seu último livro publicado em vida, em 1996, o educador
aprofunda sua teoria-ética de uma vida voltada para a liberdade, a verdade e a
autenticidade dos sujeitos, contra a lógica do capital. A partir do amor
revolucionário e do rigor crítico, reflete sobre o que o ato de ensinar exige
de educadores e educandos.
“Gosto
de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco,
irrevogável que sou ou serei decente, que testemunharei sempre gestos puros,
que sou e que serei justo, que respeitarei os outros, que não mentirei escondendo
o seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me
enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem
pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu ‘destino’ não é um
dado, mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me
eximir. Gosto de ser gente porque a história em que me faço com os outros e de
cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades, e não de determinismo.
Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua
inexorabilidade.”
Esse é um livro já consagrado do escritor Rubem Alves que reúne crônicas sobre educação, relançado em abril/2000 pela Papirus com novo projeto gráfico. "Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso não seja nem necessário, nem possível... É necessário acordá-lo. E aí aprenderemos que educadores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros. Porque, talvez, nem tropeiros, nem caixeiros tenham desaparecido, mas permaneçam como memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que o ontem. Basta que os chamemos do seu sono, por um ato de amor e coragem. E talvez, acordados, repetirão o milagre da instauração de novos mundos."
💖LIVRO: A máscara e o rosto da instituição especializada: marcas que o passado abriga e o presente esconde
Editora: Memnon, 1998
SINOPSE
Esta obra é fruto da vivência profissional da autora em instituições educacionais de caráter assistencial-filantrópico voltadas para o educando com deficiência mental e/ou múltipla, e busca compreender as relações entre pais-dirigentes/clientes e técnicos agentes e suas consequências no fazer técnico-pedagógico educacional. As imagens de Máscara e Rosto se apresentam como reflexos das marcas das dimensões histórica, econômica e técnico-pedagógica das associações, presentes no sentir, pensar e fazer dos atores institucionais, sugerindo que um dos caminhos possíveis para o enfrentamento das dificuldades relacionais seja aquele remetido aos próprios atores institucionais que, explicitando os seus conflitos, ambiguidades e contradições, poderão superar tais dificuldades e encontrar suas trilhas para a plena efetivação dos objetivos a que essas associações se propõem.
💖LIVRO: Transtornos do Espectro do Autismo
Esta obra foi desenvolvida para disponibilizar o conhecimento de várias vertentes dos TEA, representando um conjunto de informações recentes fundamentadas em evidências científicas e em práticas clínicas responsáveis, e trazidas por pessoas que sabidamente têm se dedicado ao estudo dos TEA de forma bastante intensa. Estão reunidos neste livro os temas mais relevantes, a partir dos quais toda e qualquer pessoa interessada nos TEA poderá ter uma visão bastante abrangente dessas condições que tanto intrigam profissionais, educadores, pais e familiares, e a sociedade em geral.
💖LIVRO: Contribuições para inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde (2012)
Editores: Maria Eloisa Famá D’Antino, Décio Brunoni, José Salomão Schwartzman.
Editora: Memnon, 2015.
* Capítulo 4: Política municipal de educação especial na perspectiva de educação inclusiva: um estudo sobre alunos com síndrome de Down - Autoras: Andrea Aparecida Vital, Ani Martins da Silva, Maria Eloísa Famá D’Antino
💖LIVRO: Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde em alunos com Transtornos do Espectro do Autismo no município de Barueri, SP
💖LIVRO: A História Da Minha Vida
💖LIVRO: Coleção "A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar. Educação Especial". (MEC)
👉Acesse: (disponível) http://portal.mec.gov.br/par/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17009-educacao-especial> Acesso em 14 março de 2021.
LIVRO: Seis Estudos de Psicologia
Autor: Jean Piaget
Editora: Forense Universitária
LIVRO: Piaget, Vigotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão
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2º subtítulo: ALFABETIZAÇÃO 🌳
Magda Soares, não podemos falar de alfabetização sem
conhecer a obra dessa Professora.
Magda
Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização,
Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e
letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem, autora de mais de 40 obras sobre
educação. Entre elas, destaco “Alfabetização: a questão dos métodos”, ganhou o
Prêmio Jabuti de melhor livro de Educação e Pedagogia e também de não-ficção em
2017.
Livro
que publicou:
• Comunicação
em Língua Portuguesa (1975);
• Técnica
de Redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento (1978);
• Travessia:
Tentativa de Um Discurso da Ideologia (1982);
• Alfabetização
no Brasil: O Estado do Conhecimento (1989);
• Português
através de textos (1990);
• Metamemória,
memórias: travessia de uma educadora (1991);
• Avaliação
de letramento e suas implicações para medição estatística (1992);
• Letramento:
um tema em três gênero (1998);
• Alfabetização
(2001);
• Português:
uma proposta para o letramento (2002);
• Alfabetização
e letramento (2003) - nova edição (2017);
• Alfabetização:
a questão dos métodos (2017);
• Alfaletrar:
toda criança pode aprender a ler e a escrever (2020);
Da
lista citada acima, eu destacarei quatro livros, mas aconselho que dedique-se a esse material.
O
leitor pretendido para este livro é aquele que se interessa por letramento e
alfabetização, por habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e
também por uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de
leitura. A autora enfoca o tema - letramento - em três textos distintos,
produzidos sob diferentes condições e circunstâncias, para três tipos
diferentes de leitores.
🌳LIVRO: Alfabetização e
letramento
O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo – e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental – insistem em nos revelar números tão incômodos? Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos, aos materiais didáticos, à escola e à própria sociedade em relação a isso? Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, nos propõe algumas possibilidades de resposta para tais perguntas e nos impõe novas provocações. O livro é dividido em três partes. Nas duas primeiras, a autora trata, respectivamente, das concepções e práticas que envolvem os temas da alfabetização e letramento na escola, enquanto a terceira funciona como um espaço de união entre teoria e ação, a partir de uma perspectiva político-social.
🌳LIVRO: Alfabetização: a
questão dos métodos
Autora: Magda Soares
SINOPSE
(do site da editora Martins Fontes Paulista)
Muita
tinta já se gastou para discutir a alfabetização. Não resolver questões como
quando e de que forma alfabetizar implica abrir mão de um ensino de qualidade,
condição fundamental para uma sociedade verdadeiramente democrática. A
persistência do problema e as controvérsias em torno dos métodos de
alfabetização demandam uma reflexão profunda sobre o tema. E é isso que realiza
Magda Soares nesta obra imperdível. Além de décadas de pesquisa, Magda faz
questão de se manter próxima à realidade das salas de aula – discute o
histórico do problema e apresenta os principais métodos utilizados. Mais do que
isso, mostra que o método é caminhar em direção à criança alfabetizada. Nesse
sentido, alfabetizadores precisam conhecer os caminhos da criança para orientar
seus próprios passos e os passos da criança. Só assim é possível alfabetizar
com método.
🌳LIVRO:
Alfaletrar: toda
criança pode aprender a ler e a escrever
Autora: Magda Soares
SINOPSE
(do site da editora Martins Fontes Paulista)
Qualquer
criança pode aprender a ler e a escrever? Neste livro, a professora Magda
Soares, com décadas de experiência na atuação com professores e alunos da rede
pública de ensino, mostra que sim. Ao longo de seis capítulos, a autora expõe,
em detalhes, um projeto de alfabetização e letramento bem-sucedido na prática,
que contraria todas as estatísticas. Apresenta atividades realizadas e
observadas por ela em sala de aula e explica como tudo isso pode ser aplicado
por todos os envolvidos em um objetivo comum e fundamental: uma educação
verdadeiramente democratizada no nosso país. Livro essencial para educadores,
professores, pedagogos e todos os interessados em defender o direito à educação
de qualidade.
🌳LIVRO: Psicogênese da língua escrita
🌳LIVRO: Alfabetização em processo
Autora: Emilia Ferreiro - Editora: Cortez
SINOPSE
Emilia Ferreiro aprofunda um aspecto importante no
processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no
estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. A autora
nos mostra que a criança elabora uma séria de hipóteses produzidas por meio da
construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas
mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila
seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos
antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem.
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3º subtítulo: Livros para prática pedagógica 🌷
🌷LIVRO: O pote vazio
Autora: Demi
SINOPSE
(do site da editora Martins Fontes)
Um dia, um Imperador
distribuiu sementes de flores às crianças do seu reino para que as cultivassem
e lhe trouxessem o resultado de seu trabalho. Ao final de um ano, o menino Ping
só conseguiu apresentar um pote vazio. Mas o que parecia um fracasso tornou-se
um grande triunfo. Com ilustrações primorosas e um texto de simplicidade
comovedora, Demi nos conta uma bela fábula sobre a honestidade recompensada.
🌷LIVRO:
Aventura Da Escrita: história do desenho que virou letra
Autora: Lia Zatz, Avelino Guedes - MODERNA EDITORA
SINOPSE
Este livro busca apresentar a história da escrita, dos primeiros desenhos e pinturas das cavernas até os mais variados alfabetos do século XXI. O livro trata também da importância da escrita, da leitura e da competência leitora como instrumento para a interpretação do mundo.
🌷LIVRO: A mulher que matou os peixesCOMO FOI DITO LOGO NO INÍCIO, ESSA PÁGINA ESTARÁ EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO. CONTO COM SUAS RECOMENDAÇÕES PARA QUE ELA SE TORNE UM ÓTIMO INSTRUMENTO PARA A NOSSA PRÁTICA E A TODOS QUE SÃO APAIXONADOS POR PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
O que achou desse material? Ele lhe foi útil? Por favor, conte-me.
Muito obrigada 🌻
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